Por Dra. Gabriela em 01/09/2022

A relação entre o exercício físico e a saúde mental

 

A saúde mental está diretamente ligada aos nossos hábitos e é comum percebermos uma melhora significativa em quadros ansiosos e depressivos apenas com a mudança no estilo de vida.

⠀⠀⠀⠀⠀

Entre as hipóteses que explicam a ação dos exercícios sobre a ansiedade e depressão, uma das mais aceitas é a liberação de endorfinas, sugerindo que a atividade física desencadeia uma secreção de endorfinas capaz de provocar um estado de euforia natural, aliviando os sintomas da depressão. Também sabemos que o exercício físico regula a neurotransmissão da noradrenalina e da serotonina, igualmente aliviando os sintomas da depressão.

⠀⠀⠀⠀⠀

Outra hipótese é a cognitiva, que de natureza psicológica, se baseia na melhoria da autoestima mediante a prática do exercício, sustentando que os exercícios em longos prazos ou os exercícios intensivos melhorariam a imagem de si mesmo.

⠀⠀⠀⠀⠀

A prática de exercícios regulares, além dos benefícios fisiológicos, acarreta benefícios psicológicos como a melhor sensação de bem estar, humor e autoestima e redução de tensão. O tratamento padrão para transtornos mentais (psicoterapia e prescrição medicamentosa) –é efetivo, porém a prática de atividade física é uma terapia adjuvante que traz muitos benefícios.

⠀⠀⠀⠀⠀

📚Benefícios da atividade física e do exercício físico na depressão. Revista do Departamento de Psicologia. UFF. Disponível em: doi.org/10.1590/S0104-80232007000100022

Transforme a sua saúde e qualidade de vida independente da sua idade.