Por Dra. Gabriela em 05/10/2021

Você usa Pílula Anticoncepcional?

Um dos métodos contraceptivos mais comuns é a pílula anticoncepcional (ACO), que é um comprimido contendo uma combinação de hormônios, geralmente estrogênio e progesterona sintéticos, que inibe a ovulação. A ingesta exógena de hormônios (sintéticos, por sinal), conferem um bloqueio do eixo responsável pelo ciclo hormonal fisiológico, não permitindo que seu organismo tenha variação fisiológica dos níveis hormonais durante o ciclo - praticamente uma menopausa clínica causada pelo medicamento.

⠀⠀⠀

Seu uso é muito popular pela facilidade de acesso, custo baixo e pela "melhora" de alguns sintomas relacionados ao ciclo menstrual, como: cólicas, fluxo intenso, TPM e acne. Porém, há diversas maneiras de tratar as causas desses sintomas, sem mascará-los, como no caso da pílula. Como toda medicação, o ACO tem suas indicações clínicas, que são poucas e bem específicas. O aumento de peso, queda da libido, aumento de pelos, dores mamárias são alguns dos sintomas causados pelo desequilíbrio hormonal pelo seu uso sem uma indicação clínica correta.

⠀⠀⠀

O uso de anticoncepcional aumenta as chances de desenvolver uma trombose venosa (formação de coágulo dentro de uma veia que obstrui parcial ou totalmente o fluxo de sangue), assim como qualquer contraceptivo hormonal, pois contem uma associação dos hormônios estrogênio e progesterona. Um estudo britânico, publicado na revista especializada The BJM Today, comprovou que mulheres que tomam anticoncepcional oral com drospirenona, desogestrel, gestodeno ou ciproterona tem quatro vezes mais chances de desenvolver trombose venosa, em relação às mulheres que não fazem uso da pílula.

⠀⠀⠀

Se você busca um método contraceptivo eficiente e que não afete tanto sua saúde, converse com o seu médico sobre alternativas mais específicas para você. Vou falar sobre algumas delas ainda nessa semana!

⠀⠀⠀

Você ainda usa a pílula? Será que realmente tem indicação para o uso?