Por Dra. Gabriela em 15/10/2021

Saiba mais sobre a reposição hormonal na mulher

 

Muitos estigmas cercam esse assunto, mas a terapia de reposição hormonal se trata da administração de hormônios para fins terapêuticos na medicina. Nas mulheres, é muito utilizada para minimizar os efeitos colaterais da menopausa - como já falei aqui essa semana.

⠀⠀⠀⠀

Um dos hormônios mais utilizados é o estrogênio (na forma de estradiol e estriol), considerados os principais hormônios femininos, promovem o desenvolvimento das características sexuais da mulher, além de agirem sobre o crescimento de outras células, e quando em deficiência pode causar osteoporose, suor noturno, esquecimento e insônia. Geralmente são combinado com progesterona, hormônio responsável pelo ciclo menstrual.

⠀⠀⠀⠀

Já a ocitocina, que também pode ser utilizada na reposição hormonal, é um hormônio produzido no cérebro, conhecido também como hormônio do amor por conta de efeitos na melhora do humor e diminuição da ansiedade. E por fim, a testosterona, que embora seja erroneamente considerada um hormônio masculino, está presente no corpo da mulher e desenvolve um papel fundamental na sua disposição, composição muscular... - merece até um post inteiro pra ela-.

⠀⠀⠀⠀

Algumas das contraindicações são quando a mulher possui histórico de tromboembolismo prévio, sangramento vaginal, lesões do endométrio identificadas na ultrassonografia transvaginal, ou lesões nas mamas não esclarecidas na mamografia e doenças do fígado, principalmente quando a reposição é feita via oral.

⠀⠀⠀⠀

Esse tratamento é eficaz quando bem indicado, e assim como todo tratamento, não tem uma fórmula padrão - como uma receita de bolo -, procurando sempre evitar hormônios sintéticos e levar em conta a clínica da mulher.

⠀⠀⠀⠀

Você já fez ou conhece alguma mulher que fez reposição hormonal? Como foi essa experiência?

Transforme a sua saúde e qualidade de vida independente da sua idade.