Por Dra. Gabriela em 27/10/2021

A melatonina além do sono

A melatonina, hormônio produzido pelo nosso corpo naturalmente, é conhecida como “hormônio do sono”, por ser produzida ao o escurecer e regular nosso ciclo circadiano - tenho um post explicando melhor sobre ele -. A substância também está disponível como um suplemento, e estudos clínicos demonstraram que podem ser benéficos em outras partes do corpo, além de problemas do sono.

Hoje ela é utilizada no tratamento de alguns distúrbios do sono como insônia, ciclo vigília-sono com períodos diferentes de 24h, latência prolongada para o sono, fragmentação do sono, distúrbios comportamentais do sono REM. Por ser um importante agente regulador do ciclo vigília-sono, também atua como um agente antioxidante, neurotrófico (participando na nutrição, metabolismo e crescimento das células nervosas). É utilizado também como uma alternativa terapêutica em doenças neurológicas e degenerativas, como por exemplo doenças do espectro autista, síndrome de déficit de atenção e hiperatividade e síndrome Smith-Magenis, que resultam em distúrbios do sono e dos ritmos biológicos circadianos.

Nos últimos 20 anos surgiram evidências experimentais e clínicas sobre o papel fundamental da melatonina na regulação do metabolismo energético, demonstrando que animais ou indivíduos que apresentam ausência ou redução da produção do hormônio, desenvolvem resistência insulínica, intolerância à glicose, distúrbios na secreção de insulina, dislipidemia, distúrbios do balanço energético e obesidade.

Por ser um potente antioxidante que age na resposta inflamatória, seu potencial uso terapêutico no tratamento das doenças inflamatórias intestinais tem demonstrado promover alívio sobre quadro sintomatológico, atuar como imunomoduladora e sobre permeabilidade de membrana, promover cicatrização e efeito protetor.

Como todo hormônio, tem efeitos em vários processos fisiológicos e sua suplementação deve sempre ser feita com acompanhamento de um profissional qualificado!

Você sabia dos benefícios da melatonina além da qualidade do sono?

📚Posicionamento da SBEM (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia) sobre a melatonina.