Por Dra. Gabriela em 08/06/2023

Reposição Hormonal: vias de utilização

 

A reposição hormonal é uma forma de ajudar homens e mulheres a lidarem com a queda na produção hormonal que ocorre com a idade.

Para minimizar os efeitos colaterais da menopausa, como ondas de calor, sudorese noturna, alterações de humor e problemas de sono. Existem diferentes tipos de hormônios que podem ser usados na reposição hormonal feminina, incluindo estrogênio, progesterona e testosterona. Os homens sofrem essa queda mais lentamente e após os 40 anos.

As vias de utilização hormonal e incluem:

Via Oral

Esta é uma das vias mais comuns de reposição hormonal, porém é a que mais apresenta efeitos colaterais. Os hormônios são tomados em forma de pílula e são absorvidos pelo trato gastrointestinal, fazendo primeira e segunda passagem pelo fígado, o que pode alterar muito alguns exames, como o colesterol.

Via Transdérmica

Nesta via, o hormônio é aplicado na pele em forma de adesivo, creme ou gel. O hormônio é absorvido pela pele e entra na corrente sanguínea.

Via Intramuscular

Nesta via, o hormônio é injetado diretamente no músculo. Esta via é mais frequentemente utilizada para administrar testosterona em homens.

Via Subcutânea

Nesta via, é inserido implante sob a pele, e nele podem ser administrados os mais diversos tipos de medicamentos, inclusive não hormonais.

É importante lembrar que a reposição hormonal deve ser prescrita por um médico e que o tipo de hormônio, dose e via de administração devem ser individualizados para cada paciente.

Além disso, é importante monitorar regularmente os níveis hormonais e ajustar a dose de acordo com a resposta da paciente e quaisquer efeitos colaterais que possam ocorrer.

Transforme a sua saúde e qualidade de vida independente da sua idade.