Por Dra. Gabriela em 16/07/2021

A importância do acompanhamento

 

Quem já é meu paciente sabe que gosto de fazer um acompanhamento mais próximo para obtermos os melhores resultados juntos. E por que ele é tão importante?

⠀⠀⠀⠀⠀

Como falamos aqui nessa semana, o corpo precisa de um tempo para adaptar-se às mudanças no seu estilo de vida, e é interessante que tenha um profissional supervisionando esse processo. Juntos vamos avaliar as evoluções, ponderar as dificuldades e procurar alternativas para continuarmos melhorando.

⠀⠀⠀⠀⠀

Mesmo quando você sentir que não está tendo resultados, ou não conseguiu seguir o tratamento proposto, é importante entendermos os motivos por trás disso. Além de ajustar medicações e dosagens podemos mudar algumas estratégias, sempre prezando pela saúde e bem estar do paciente.

⠀⠀⠀⠀⠀

O exame de bioimpedância, que costumo fazer para acompanhar e ajudar no processo, nos mostra variáveis como:

- Água corporal total

- Massa de gordura corporal

- Massa muscular esquelética

- IMC - Índice de Massa Corporal

- Porcentual de gordura corporal

- Taxa metabólica basal

- Histórico de composição corporal

⠀⠀⠀⠀⠀

A frequência do acompanhamento varia em cada caso, dependendo dos objetivos e das particularidades do paciente. Tenho pacientes que costumam vir de duas a três vezes no ano, assim como tenho os que vêm mensalmente. Mas isso definimos juntos, para que haja a melhor adesão possível ao tratamento proposto.

⠀⠀⠀⠀⠀

De qualquer maneira, o acompanhamento é fundamental para chegarmos aos resultados esperados, e mantermos assim, a sua qualidade de vida. E você tem feito o seu acompanhamento médico?

Transforme a sua saúde e qualidade de vida independente da sua idade.